Text

quinta-feira, abril 22

Vai debugar? O PHP ajuda você.

qual programador que nunca utilizou um echo no PHP ou um system.out.println no Java pra saber o que esta sendo impresso em determinada parte do código? Esses truques são uma mão da roda pra quando se quer refinar/descobrir o que está sendo passado por uma variável. Para os adeptos do debug essa é uma das praticas mais conhecidas.

Mas já pensou se vc pudesse descobrir ou ter mais informações sobre determinada variavel? Me refiro a algo do tipo representanção estruturada e valor de arrays ...de forma que vc pudesse explorar recursivamente o elemento.

Na versão 4 e 5 do PHP existe a função chamada var_dump que tem por objetivo, como mencionei acima, mostrar informações sobre uma variavel. Esta função mostrará uma representação estruturada sobre uma ou mais expressões, incluindo o tipo e o valor. Arrays e objetos são explorados recursivamente com valores identados na estrutura mostrada.

Uma das outras vantagens em se utilizar essa função é que ela, como toda saída é normalmente enviada direto para o browser, as Funções de Controle de Output podem ser usadas para capturar o resultado e guardá-lo em uma string (por exemplo)....gostou né? Eu tmb!! Veja só as possibilidades, por exemplo...


$a = array (1, 2, array ("a", "b", "c"));
var_dump ($a);
?>

Esse exemplo vai imprimir o seguinte:
array(3) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(2)
[2]=>
array(3) {
[0]=>
string(1) "a"
[1]=>
string(1) "b"
[2]=>
string(1) "c"
}
}


Moral da história...se vc esta passando um parâmetro de objeto o var_dump imprimirá todos os seus atributos; se for um array de várias dimensões, imprimirá todas elas, com seus respectivos conteúdos e tipos de dados.

Fica ai mais um truque pra galera do debug.
Quem quiser conhecer mais sobre essa função é só acessar http://php.net/manual/en/function.var-dump.php

0 comentários:

Postar um comentário