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terça-feira, janeiro 12

Características dos metodos Ageis de Desenvolvimento

Outro dia desses, escrevi um paper, sobre algumas das principais caracteristicas dos metodos ageis de desenvolvimento de software. Enquanto estava escrevendo e elaborando algumas apresentações para o seminario da Pós graduação algumas peculiaridades dos metodos ageis de desenvolvimento me chamaram a atenção, tais como:

Restrição de Prazo

Uma grande demanda de desenvolvimento é quebrada em várias partes de maneira que possam ser desenvolvidas e incrementadas previsivelmente.

Vale lembrar ainda que a qualidade do projeto é afetada diretamente pelo balanceamento que existe em atender os requisitos do cliente respeitando o custo dentro de um cronograma previamente estabelecido.  O sucesso do projeto depende, nesse sentido, da restrição tripla. (MARTINS, 2006).


Parcimônia

Eliminar perdas ou tendência em fazer mais com menos recursos é uma das características que todo processo ágil deve ter. Requerer o mínimo necessário de atividades para diminuir riscos de maneira que as metas estabelecidas na restrição de prazo possa ser atingida. Deve-se ter em mente que toda e qualquer atividade desnecessária deve ser removida, eliminada do processo de desenvolvimento.

Convergência

Monitorar de maneira a prever os risco também é outra prática dos métodos ágeis de desenvolvimento. Agindo de tal forma o sistema tende a ser o mais próximo da realidade exigida pelo cliente. Em cada interação os riscos são monitorados/atacados de maneira que ao ser entregue o sistema possua poucas ou quase nenhuma irregularidade com o que foi previamente estabelecido

Orientação a pessoas

Orientado a pessoas e não a processos. Essa é sem dúvidas outra característica das metodologias ágeis que mais tem sido esquecida hoje em dia, tanto pelos programadores quanto pelos gerentes de fabrica. Pessoas motivadas trabalham e colaboram de forma eficaz e por mais tempo. Pessoas motivadas fazem com que os projetos sejam concluídos com êxito e em menor tempo. Favorecer pessoas sobre os processos e tecnologia encorajar desenvolvedores de maneira que a produtividade e qualidade possam aumentar. Facilitar e abrir canais de comunicação entre equipes de desenvolvimento é outra característica marcante das metodologias ágeis que contribuem para o bom andamento do projeto.


 Colaboratividade


Disseminar informação entre membros da equipe é outro fator de fundamental importância para métodos ágeis. Agindo assim os membros da equipe podem integrar e incrementar de forma mais rápida o processo de desenvolvimento.

Outra característica importante das metodologias ágeis é a colaboração, parceria com o cliente. O cliente deve ser motivado de tal forma que se veja como parte integrante e fundamental para o desenvolvimento do projeto. É importante considerar a simplificação na comunicação com o cliente utilizando sua própria linguagem o que certamente é a melhor forma de se atingir o fim esperado.

Equipes pequenas

A quantidade de pessoas a serem alocadas no projeto depende da estimativa de esforço definida para cada fase e nas restrições de prazo. Pequenas equipes no projeto são interessantes para que haja uma maior colaboração entre os membros e requerem menos planejamento para coordenação de atividades.

Testes constantes

Como mencionado anteriormente uma das premissas das metodologias ágeis é a interação com o cliente de forma mais rápida, rotineira. Isso pode ser bom, mas corre-se o risco de que haja erros ou o projeto apresente desvio na qualidade.

Para prevenir e até mesmo evitar a degradação da qualidade devido a entregas muito curtas, dá-se alta ênfase a testes do produto ao longo do ciclo de vida. Metodologias ágeis prezam pelos testes de integração ao longo do processo de desenvolvimento.Vale lembrar que os testes contínuos permitem que a qualidade seja atingida de maneira eficaz.

Equipes Locais

As equipes devem ser compostas por, no mínimo, duas pessoas e, no máximo, sete pessoas. Equipes com mais de sete pessoas geralmente são divididas em subequipes.  Tal prática facilita não só o bom andamento do projeto como facilita a vida de todos os envolvidos.

Em pesquisa anterior (ABRANTES e TRAVASSOS, 2007) informam que para algumas  metodologias trabalhar na mesma sala ou em salas adjacentes só funcionam para equipes de 8 a no máximo 14 pessoas. Todas as metodologias são sensíveis à localização da equipe, pois estão fortemente fundamentadas em canais de comunicação rápidos e ricos, que permitem reduzir a documentação externa a ser construída e mantida.


Cortesia

Nas palavras de (ABRANTES e TRAVASSOS, 2007) a cortesia é a utilização de atividades encadeadas para validar e melhorar os produtos de trabalho das atividades anteriores.
Atividades de cortesia são atividades que trabalham juntas para produzir um resultado melhor do que produziriam individualmente. Como exemplo pode-se citar situações em que seja preciso escrever historias de usuários ou realizar testes, tais atividades tendem a produzir um melhor resultado quando trabalhadas conjuntamente.

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