Text

segunda-feira, agosto 6

Reis da Conveniência

Kings of Convenience é formado por Erlend Øye e Eirik Glambek Bøe, de Bergen. Eles tocam guitarras acústicas e cantam lindas baladas sobre o amor e outros assuntos difíceis. O duo tem sido comparado com frequência a Simon & Garfunkel, e Erlend e Eirik não se importam com a comparação. Mas o som deles é muito mais avançado do que o dos heróis dos anos 60 e 70. Por exemplo, eles usam muitos acordes e dedilhados do jazz.


Os caras começaram a ser exportados da Escandinávia para outros países da Europa lá pelos idos de 1999, e ganharam na Inglaterra o carimbo de filiação a um certo "new acoustic movement". Hoje há quem prefira catalogá-los como easy listening do século 21, o que soa mais exato. Definições à parte, o fato é que, de 2000 para cá, Erik e Erlend lançaram quatro álbuns e formaram um fiel séquito internacional entre fãs de música pop suave e sensível, com informações da eletrônica, do folk e, em alguns momentos, até da bossa nova.

Quem imagina essas pessoas como público do grupo escocês Belle & Sebastian, provavelmente acerta. Mas a musicalidade dos Kings é bem melhor defendida nas performances ao vivo, ganhando também em sofisticação. Há uma nítida evolução nos arranjos a cada lançamento. O disco de estréia, The Kings of Convenience (2000), era extremamente básico, em sua combinação minimalista de voz e violão, fosse com cordas de náilon ou de aço.

O irônico título do segundo álbum, Quiet is The New Loud ( o silêncio é o novo barulho ) (de 2001), foi adotado como manifesto pelas facções mais inteligentes da crítica pop da Europa e nos Estados Unidos. O instigante Versus, do mesmo ano, utiliza a expertise eletrônica de nomes como Four Tet, Ladytron e Röyksopp (outra exportação musical norueguesa) para reinventar as faixas do disco anterior. E, no trabalho de 2004, Riot On An Empty Street, quem faz a diferença são arranjos de cordas, piano e participações como a da cantora Leslie Feist, também compatriota da dupla. Não por acaso, houve um upgrade nas comparações: Simon & Garfunkel passaram a ser o parâmetro. E o hit fofo "I'd Rather Dance With You" ganhou pistas e o playlist das rádios mais inteligentes, até mesmo no Brasil....quem diria hein!

Para aqueles que gostam da boa música e ainda não conhecem o Kings Of Convenience vejam o excelente vídeo da musica I'D Rather Dance With You http://www.youtube.com/watch?v=C9r9sQ6PHOM



0 comentários:

Postar um comentário